Para buscar um ambiente avaliativo respeitoso e enriquecedor, o melhor a fazer é pensar com atenção sobre os membros da banca.
Elencamos abaixo 3 fatores que podem guiar sua escolha e trazemos uma sugestão extra.
De que adianta ser a maior referência na sua área de pesquisa se a pessoa trata todo mundo que considera inferior aos coices? Convide pessoas gentis que você saiba que olharão com carinho para seu tão suado trabalho.
Se a pessoa deu sinais de que tem estado com a agenda cheia, não insista. Além de ser indelicado, você corre o risco de ter alguém na sua banca que não teve tempo de ler seu trabalho com esmero.
Pergunte para seus e suas colegas sobre o(a) professor(a) em questão. Você tem certeza que quer um cara que reclamou da roupa da sua colega na hora da defesa? É esse o tipo de ética que você precisa para avaliar seu trabalho?
A gente sabe que há figuras com carreira longa que são referência e que todo mundo faz fila pra ter na banca, mas existem novos pesquisadores fantásticos, super dedicados e criativos que estão esperando oportunidades como essa! Lembre-se um dia você também estará nessa posição.
Se for urgente, clique aqui