Checklist da introdução

marcos-paulo-prado-tcyW6Im5Uug-unsplash copiar
 

A abertura do seu texto precisa ser planejada e organizada para que seus leitores confiem na pesquisa que você apresenta.

 

No amplo grupo dos leitores de textos acadêmicos temos colegas, banca examinadora, pareceristas de revistas e, claro, orientadores. Vamos aos seis elementos!

 

1. Contextualização

O texto deve começar com um panorama do(s) campo(s) de estudo relacionado(s) ao seu tema estudo, para que o leitor entenda em que contexto teórico, social, econômico e/ou político sua pesquisa está inserida. Situe o tema para delinear o cenário de desenvolvimento do estudo.

 

2. Problema de pesquisa

O segundo elemento é a lacuna que a pesquisa pretende solucionar. Esse tópico é conhecido como problema de pesquisa e orienta a investigação.

 

3. Objetivos

Esse tópico está muito conectado ao anterior e às vezes vem até no mesmo parágrafo: objetivo de pesquisa. Monografias, dissertações e teses são estruturadas com um objetivo geral que se desdobra em dois a quatro específicos. Em alguns artigos, é possível trazer apenas um objetivo geral.

 

4. Argumento central

Ao apresentar a hipótese ou argumento central do estudo, você oferece ao leitor uma resposta resumida para seu problema de pesquisa. Em artigos, esse elemento nem sempre aparece, mas é importante que você tenha clareza do que é a sua tese para testá-la ao longo da pesquisa e verificar se ela se confirma e em quais condições isso acontece.

 

5. Metodologia

O penúltimo elemento é a metodologia, que pode ser apresentada brevemente se houver uma seção ou capítulo dedicado inteiramente a ela. Caso você mencione a metodologia apenas na introdução, descreva detalhadamente como você conduziu o estudo.

 

6. Seções do trabalho

Por fim, você pode descrever como o texto está organizado para orientar o leitor a repeito do seu percurso argumentativo. É um elemento fundamental em textos mais extensos, como dissertação e tese. Já em artigos, caso o periódico não exija esse elemento na introdução, você pode escolher escrevê-lo ou não. A meu ver, o esquema de trabalho é um ótimo recurso para verificar a coerência e sequência lógica das ideias para autores e leitores.

 

Precisa de ajuda pra organizar seu texto de pesquisa ou retomar a escrita?
 
Conheça o Roteiro de escrita clicando na imagem abaixo!

 

Artigos que possam te interessar

© Todos os direitos reservados. 2022

Pedestre Design ® +  Emunah.

Assine nossa newsletter e receba
novos conteúdos direto no seu e-mail


plugins premium WordPress