A ideia de que a leitura é passiva está geralmente atrelada à comparação dessa atividade com a escrita. Ao elaborar um texto, você externaliza seus pensamentos, mas na leitura de um artigo para sua pesquisa você também pensa e até faz anotações, certo? Ao ler, você recebe informações e as correlaciona ao seu repertório prévio.
Como qualquer atividade, é importante reconhecer o terreno e se preparar. Isso significa observar o material que você vai ler e identificar algumas características que complementam seu entendimento sobre o texto. Para te ajudar nessa fase de aproximação, sugiro três perguntas básicas:
Respondidas essas perguntas, você já construiu um cenário que te prepara para começar a leitura. E essa etapa, por mais simples que pareça, precisa ser valorizada.
Quanto maior o texto, maior a chance de se perder no meio da leitura.Para evitar esse problema, é fundamental ter clareza sobre o seu objetivo de leitura:
A expectativa pode se confirmar ou não, mas ter uma visão do que você busca é o primeiro passo.
Exemplo: vou ler esse artigo porque aborda um panorama da arte modernista e preciso de informações sobre esse contexto histórico.
Para traçar esse objetivo de maneira precisa você pode responder à pergunta:
Se seu objetivo de leitura é entender o texto de forma ampla, não se prenda em cada detalhe. Pelo menos não na primeira leitura. Já se o interesse for em conceitos específicos, siga delimitando o seu recorde de leitura:
Enquanto estamos buscando referencial teórico, é natural (e desejável, eu diria) ter contato com textos variados, pois isso favorece o desenvolvimento de uma visão ampla sobre um tema.
É essencial, no entanto, manter sua pesquisa em vista e avaliar se o material que você está lendo pode enriquecer sua linha argumentativa. Pergunte-se:
Frequentemente, os textos acadêmicos são compostos por muitas conexões externas, o que pode fazer você se perder e desviar o seu foco de leitura. Então cuidado: se você encontrar uma referência externa, avalie se é possível seguir a leitura do texto e procurar essa informação ao terminar a leitura ou se a falta dela compromete seu entendimento do texto.
É raro que uma leitura seja suficiente para apreender o que precisa do texto. Para ter certeza se o primeiro contato foi suficiente, ao final da leitura, faça uma anotação do que foi mais marcante nesse texto, em forma de tópicos ou até em um parágrafo mesmo.
Feito isso, compare com o objetivo que você traçou lá no início da leitura e, se perceber que não o atingiu, se organize para ter um segundo contato. Certamente a segunda leitura será mais tranquila, pois você já tem alguma familiaridade com o material.
Dica bônus: Se o texto a ser lido for muito extenso, divida a atividade de leitura em partes menores e aplique as estratégias acima em cada uma delas, como a cada seção ou capítulo.
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