5 perguntas para
planejar seu texto

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Planejar a escrita do texto é uma estratégia inteligente para:

  • organizar as informações que você já tem sobre o tema;
  • identificar as lacunas que geram insegurança na escrita;
  • favorecer a fluidez do processo.

Leia as 5 perguntas e entenda como cada uma te ajuda a planejar a escrita.


1.  Sobre o que é o texto?

Com essa pergunta você vai delimitar seu tema. É muito importante ter clareza sobre isso para conseguir conduzir a escrita com mais tranquilidade. Nessa etapa é importante definir um recorte de análise, pois mesmo as teses que são construídas ao longo de quatro anos não dão conta de abordar a infinidade de possibilidades que um tema oferece.


O recorte pode ser feito a partir de uma delimitação temporal, espacial ou teórica. Pense em um tema que te instigue a pesquisar e em um recorte que não tenha sido proposto por outras pessoas antes.


2. O que você quer comunicar?

Para responder a essa pergunta precisamos lembrar que a língua é uma ferramenta de comunicação e que tudo que a gente fala ou escreve tem um objetivo comunicativo.


O objetivo central da escrita acadêmica é divulgar a produção científica entre pares, mas também para a sociedade em geral. Assim, antes de começar um texto você precisa pensar o que quer apresentar com esse material. Você quer fazer um panorama histórico sobre uma questão, quer fazer uma comparação entre estudos precedentes ou quer propor uma análise sobre um texto? Existem outros infinitos objetivos e uma forma de se familiarizar com os objetivos dos textos da sua área de estudo é ler outros autores.


3. Para quem você está escrevendo?

Essa pergunta pode parecer óbvia e desnecessária num primeiro momento, mas considerar o público que vai ler seu texto é parte fundamental da elaboração de um texto. Isso muda o vocabulário que você vai usar (pois se é um texto que vai circular entre pares é plausível usar jargões profissionais), e o nível de detalhamento de alguns conceitos (pois se for um público iniciado não é necessário incluir tantas notas explicativas, por exemplo).


4. Qual a extensão?

Considerar a extensão de um texto antes de escrever é essencial para que a proposta elaborada seja proporcional a ele. Sem observar esse aspecto, você corre o risco de pensar em um recorte muito amplo para um artigo, que é um texto mais curto, ou muito restrito para uma dissertação, que é um projeto mais longo.


Para facilitar essa visualização, considere organizar os tópicos argumentativos do seu tema em seções (ou capítulos, caso seja um texto maior). Experimente fazer um esboço do percurso argumentativo e não se preocupe em acertar todos os detalhes. Esse esqueleto pode ser alterado depois, mas ter uma visão geral sobre o trabalho ajuda muito a perceber se há proporção entre sua ideia e a extensão do texto.


5. Quais outros textos sustentam sua argumentação?

Para responder a essa pergunta você precisa visualizar o seu repertório sobre o tema. Identifique os conceitos embasam sua proposta analítica e a(s) linha(s) teórica(s) às quais seu texto está alinhado. Reúna todas as informações que você tem sobre a questão em estudo e observe como cada uma se integra à sua linha argumentativa.


Nesse momento pode ser muito útil fazer um mapa conceitual ou até uma lista dos textos que você vem lendo com um resumo breve sobre o que interessa a você em cada material.


Responder a essas perguntas vai trazer mais clareza e mais segurança para escrever.

Se você perceber muitas lacunas, não se desespere! Elas fazem parte da construção de qualquer pesquisa e, aos poucos, podem ser resolvidas!

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