Observando minhas alunas e alunos, fiz o mapeamento de 7 obstáculos e nesse texto proponho estratégias para lidar com cada um.
Estabeleça uma rotina, pois isso vai te ajudar a distribuir o trabalho e torná-lo sustentável. Além disso, cumprir as etapas de pesquisa anteriores à escrita traz segurança para cumprir essa atividade de forma menos exaustiva.
Reconheça a dimensão e as limitações do seu texto. Todo texto é um recorte e isso não precisa ser visto como algo ruim. Não existe texto definitivo em pesquisa acadêmica, pois a ciência se organiza pela dinâmica de contínuo movimento.
Elabore um cronograma das suas atividades. Avalie quando você pode se dedicar à pesquisa. Defina o que será feito em cada dia ou semana e acompanhe esse planejamento.
Mesmo os textos curtos demandam o cumprimento de várias etapas, e visualizar a finalização de cada parte trará uma sensação de bem-estar.
Registre suas ideias sem julgamento.
Escrever é um processo de contínua edição, então não julgue as frases que vierem à sua cabeça.
Escreva da forma como você conseguir e faça os ajustes em uma fase posterior.
Converse com alguém sobre suas ideias. Pode ser uma colega de pesquisa ou amiga de outra área.
Elaborar discursivamente o que você sabe é uma excelente estratégia para identificar os pontos de força da sua argumentação e as lacunas conceituais.
Faça um planejamento do texto. Existem muitas formas de planejar a escrita: resumo, mapa conceitual e roteiro de escrita são possibilidades.
O importante é ter uma visão geral sobre o que será escrito e pensar sobre a sequência lógica.
Estude o gênero textual.
Resumo, artigo e monografia são gêneros textuais do campo acadêmico.
Ler textos semelhantes ao que você precisa escrever ajuda a refinar sua percepção sobre como construir o seu.
Se for urgente, clique aqui