Lectio vermelho 1 - RGB

3 erros no uso da vírgula

daniel-thomas-HA-0i0E7sq4-unsplash

A vírgula é o sinal de pontuação mais frequente na escrita e desempenha funções mais variadas.

Isso pode ser uma das explicações para tantas dúvidas relacionadas a ela.

É bem comum (apesar de equivocado) associarem vírgula à respiração durante a leitura. É muito provável que você já tenha ouvido: “use vírgula quando quiser dar uma pausa para respirar”.

Essa orientação desvia sua atenção do que realmente importa: a função sintática da vírgula.

Se você não lembra o que é sintaxe, relaxa que não é tão complicado quanto parece.

Em outras palavras, a vírgula é um sinal que organiza os elementos no texto de acordo com a função exercida por cada um deles. Entender isso é o primeiro passo para você melhorar a pontuação.

Como você vai notar, os 3 erros mais comuns no uso da vírgula acontecem pelo excesso: ou seja, entre elementos que não podem ser separados por ela.Além dos exemplos, escrevi uma explicação detalhada de cada caso.

1. Entre sujeito e verbo

Publiquei meu artigo na última edição da revista.97% dos brasileiros usam celulares para acessar a internet.O exercício da cidadania e os direitos humanos passam pela informação.

Os verbos estão destacados em negrito. Para identificar o sujeito, você só precisa fazer a pergunta “quem?” para o verbo. Ou seja: quem publicou? quem usa? quem passou? As respostas são: “eu”; “97% dos brasileiros” e “o exercício da cidadania e os direitos humanos”.

Entre sujeito e verbo nunca usaremos vírgula, mesmo que o sujeito seja composto, como na terceira frase.

2. Entre verbo e predicativo do sujeito

A democratização do acesso à internet é um desafio gigante para um futuro próximo.A argumentação desse texto está confusa. As tecnologias digitais de comunicação permanecem como tema de pesquisa frequente nas universidades brasileiras.

Verbos de ligação são aqueles que não exprimem ação, mas introduzem um estado, circunstância ou qualidade expressos pelo predicativo do sujeito. Como no primeiro grupo, os verbos estão em negrito e o predicativo é o que vem logo depois, ou seja: “um desafio gigante para um futuro próximo” ; “confusa”; “como tema de pesquisa frequente nas universidades brasileiras”.

Note que esse predicativo pode ser só uma palavra, como na segunda frase, ou até uma estrutura maior, como nos outros exemplos.

3. Entre verbo e objeto

Este artigo analisa o uso do upcycling em empresas brasileiras do setor têxtil.A desigualdade social sinaliza a precariedade do sistema econômico em que vivemos.

Mais uma vez, os verbos estão em negrito. O objeto é o elemento sintático que complementa o sentido dos verbos transitivos, aqueles que não tem um significado em si.

Verbos intransitivos, ao contrário, exprimem um sentido por si como nascer, viver, andar, correr (outro dia podemos falar mais dessa diferença, mas vamos voltar para a relação verbo e objeto, ok?).

Observando os exemplos acima você consegue perceber o que completa o sentido dos verbos “analisar” e “sinalizar”? Tudo o que vem depois desses verbos desempenha a função de objeto, ou seja, responde à pergunta “o que?”.

Como falei no início do post, os usos da vírgula são muitos, e hoje a gente conversou apenas sobre situações em que ela não deve aparecer.

Um excelente exercício para fixar esse aprendizado é ler uma página de qualquer texto seu ou até alguns parágrafos buscando identificar sujeitos, verbos e objetos. No início, talvez fiquem algumas dúvidas, mas, à medida que você for repetindo essa operação, a fluência de leitura e escrita melhora.

Por fim, quero lembrar a você que é absolutamente comum deslizar no uso da pontuação enquanto estamos escrevendo, porque às vezes a escrita não acompanha o ritmo do pensamento ou fazemos reformulações enquanto elaboramos o texto. É na revisão que você vai avaliar a estrutura frasal e fazer os ajustes, ok?

Se esse post te ajudou, conte pra gente e compartilhe nosso blog por aí!

Artigos que possam te interessar

© Todos os direitos reservados. 2022

Pedestre Design ® +  Emunah.

Assine nossa newsletter e receba
novos conteúdos direto no seu e-mail


plugins premium WordPress